Por que o LGPD é seu motivo principal de assumir o controle das informações?

Hoje em dia, principalmente por causa da nova legislação LGPD que entra em vigor 2020, muitas empresas focam em realmente pegar o controle das informações dos seus clientes. Eu quero perguntar para vocês se não seria melhor pensar como melhorar seu negócio, ao mesmo tempo vocês preparem-se para ser compatíveis o LGDP? As informações do seu cliente têm o potencial a ser o driver principal para seu crescimento, não seria esperto deixar este ser seu motivo principal invés somente evitar multas?

Tem poucas CIO ou gerentes dentro TI/SI que não estão falando sobre a nova legislação LGDP ou a transformação digital. Existe um grande zumbido sobre os dois, sem dúvida nenhuma. Como meu projeto principal os últimos anos foi em Europa eu conhece muito bem a situação antes GDPR, a versão Europeu do LGPD. Além disso, eu abri minha consultoria no Brasil 2012 e após vários projetos estratégicos eu também tem um bom conhecimento como tratamos dados aqui no Brasil.

Para resumir, sem ser dramático demais, a situação aqui no Brasil com certeza e mais grave do que estava em Europa antes o GDPR entrou em vigor ano passado. As empresas têm mais a fazer e provavelmente todos nós experenciou o mal-uso das nossas informações privadas com e-mails, ligações e mais, tudo isto tem que acabar agora. Não sou perito do LGDP, mas um dos pontos mais fortes é a utilização da nossa informação privada COM nosso consentimento. Tudo isto vai demandar bastante das empresas no Brasil é por isto agora o interesse e foco desta área cresce rápido. Nenhum quer pagar estas multas altíssimas.

Ao mesmo tempo, tem poucas CIO ou gerentes dentro TI/SI que não estão falando sobre ferramentas digitais como AI (Inteligência artificial), machine-learning, Robotic process automation, big data e muito mais. Todos nós queremos as vantagens nestas tecnologias digitais. Já dar para ver que tem empresas implantando Chatbots por exemplo. Porém, com certeza, ainda está cedo, e estes chatbots em geral podem ser melhorados, antes realmente ser agradáveis e proveitosos.

Como sempre queremos pegar os atalhos. Vamos implantar um Chatbot e aprender como fazer, só vai e depois arrumamos ne? Este caso eu realmente recomendo não usar esta abordagem. Ferramentas digitas, igual todas as ferramentas, é uma extensão das nossas habilidades. Se não tem esta habilidade uma ferramenta não vai resolver absolutamente nada.

Agora vou voltar para meu assunto principal de novo, obrigado pela sua paciência! Vamos usar um chatbot como nosso exemplo.

Um chatbot requer que você conhece seu cliente muito bem. Porque você está automatizando a interação entre vocês e seu cliente. Normalmente falamos sobre a jornada do seu cliente (customer journey) que inclui atividades, tipos de informações e tal, os detalhes relevantes que mostra a rotina manual – a ser automatizada. A implantar um chatbot sem esta informação não seria recomendável, até pode dar insatisfação do cliente como ele vai perceber seu chatbot com algo que da verdade está piorando o serviço e o experencia dele, o oposto do que vocês estão tentando criar.

Fora deste exemplo, uma parte integral de quase todas as tecnologias digitais e informação e conhecimento profundo do seu cliente e as atividades dele nos seus serviços. Então, para concluir, porque não deixar o cumprimento LGPD á ser um dos objetivos do seu programa geral da digitalização? Assumir o controle de todas as informações dos seus clientes, incluindo dados de comportamento do seu site, mídia social – por que não realmente conhecer seu cliente?

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