Os poderes criativas do LEGO®

Lembro muito claro minha infância, brincando muito com Lego, a criatividade não tinha limites, construindo mundos novos juntos com amigos. Nossa imaginação como crianças também não tinha limites. O LEGO estava comigo, quase todos os dias, até eu, assim todos os jovens, cresci, parei brincar, entrei adolescência e depois a idade adulta. Poderíamos dizer, esta história do amor deu um longo intervalo durante os anos escolares, serviço militar e faculdade. Porém, tive a sorte a ter sobrinhos e sobrinhas cedo, então a brincadeira LEGO, e com isto nesta história do amor, de novo começou, mas não até eu mesmo tinha filhos, ele realmente acendeu de novo. Imaginem meu entusiasmo e alegria começando primeiramente com peças de LEGO grandes e logo movendo para peças menores e construções mais avançados.

Meus filhos, nesta época já acabaram virar 3 e 5 anos, realmente adoraram todos brinquedos LEGO bacanas, logo eles viraram peritos de desmontar as construções e meu garage LEGO estava constantemente sobrecarregado. Sendo uma pessoa apaixonado por LEGO realmente aproveitou este trabalho terapêutico, muito relaxante mesmo. Foi bem legal, pelo menos até eu percebi que estava um idioto.

Por quê? Então, porque meus filhos não queriam brincar com construções de LEGO, eles realmente queriam construir. Sendo um pai atentivo e que sempre considero o que eles querem, simplesmente perguntou se eles queriam desmontar aquela delegacia grande e as naves StarWars grandes. Podem crer, eles realmente aproveitam o momento e não demorou muitos minutos até todas as construções estava em ruínas, como se o Godzilla de LEGO tivesse destruído tudo. A partir deste momento meus filhos começaram a criar todos os tipos de criações de LEGO, carros, casas e naves, pode dizer, o interesse de LEGO deles realmente cresceu bastante. Desde esta época e muito comum na minha casa que colocamos as peças de LEGO num cobertor grande e brincamos horas e horas juntos.

Um dia eu descobri que existe um método usando LEGO® para minha área de trabalho. Incialmente pensei que seria algo legal a usar como “quebra-gelo” (para as pessoas relaxar) num workshop, ou pode ser para oficinas de inovação mesmo. Durante os últimos 20 anos trabalhei com vários métodos e ferramentas para oficinas, todos com resultados boas. Usando LEGO incialmente achei que vou ter mais uma ferramenta para aumentar a criatividade no início do uma oficina. Também, como vocês já sabem, eu sou apaixonado por LEGO e claro a ideia a também incluir ele no meu trabalho para mim não foi uma decisão difícil a tomar. Após um pouco de pesquisa online e networking eu achei um curso para facilitadores de LEGO® Serious Play (LSP) em EUA, no Legolandia mesmo. Uma das empresas realmente fortes em LSP, IntHRface, sempre entregam os cursos dos resorts LEGO ao redor do mundo. Então, viajei para o Legoland Resort no Florida, e tinha expectativas grandes de um curso bom e conhecer o resort.

Não demorou muito tempo até eu descobri os poderes maravilhosos deste método. O professor, um dos mestres reais do LSP, o Micael Buckle, abriu meus olhos e realmente entendi que o LSP pode ser usado para qualquer assunto, porque mata complexidade, é muito criativo e realmente aumenta o resultado significante. Após quatro dias de LEGO® Serious Play, junto com pessoas muito legais, realmente um ótimo grupo, voltei para São Paulo, com um milhão ideias sobre o LSP, e completamente certo o que esta história do amor entre mim e LEGO já acabei se afundar mais ainda. Cerca um mês mais tarde adquiri os kits de LEGO e na semana passada facilitei minha primeira oficina no Brasil. Fiquem de olhos, claro vou escrever sobre esta oficina!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s